ESTUDO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE TIJOLOS CONFECCIONADOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA UTILIZAÇÃO EM ECO CONSTRUÇÕES

Thaiani da Silva Hipólito, Geovani Nunes Dornelas, Julio Eduardo Paiva Sena Maia

Resumo


O aprimoramento das técnicas de construção, com o passar dos anos, acabou com a dependência dos materiais que as determinadas regiões disponibilizavam, como antigamente. No Brasil, a construção civil tem se associado a vários prejuízos ambientais, isso porque toda sua cadeia de produção usa amplamente os materiais não renováveis da natureza, consumindo enormes quantidades de energia em todo o processo (extração, transporte e processamento de insumos), gerando grandes quantidades de resíduos, que muito das vezes não são retirados corretamente e ficam abandonados em margens de rios e terrenos baldios. Para remediar esse problema na construção civil, vem sendo adotado as construções sustentáveis, método construtivo em que durante as etapas de uma obra, visa-se minimizar os impactos ambientais, promovendo a economia de recursos naturais e uma melhor qualidade de vida para os moradores da edificação. Os eco tijolos são tijolos solo-cimento, que possibilitam uma técnica construtiva que minimiza os danos ao meio ambiente, pois não se vale da queima de combustíveis durante sua fabricação, sendo somente misturado e prensado. Esses tijolos também apresentam um design que favorece as instalações hidráulicas e elétricas e também apresentam conforto térmico e acústico, e facilidade de assentamento se comparado com o método construtivo convencional.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6459: Solo - Determinação do limite de liquidez. Método de ensaio. São Paulo, 1984. 6p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6508: Grãos de solos que passam na peneira de 4,8 mm - Determinação da massa específica. Método de ensaio. São Paulo, 1984. 6p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR7181: Solo - Análise granulométrica. Método de ensaio. Rio de Janeiro, RJ, 1984. 15p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 7182: Solo - Ensaio de compactação. Método de ensaio. Rio de Janeiro, RJ, 1986. 10p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 8491: Tijolo de solo-cimento - Requisitos. Especificação. Rio de Janeiro, Rj, 1994. 4p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 10836: Bloco de solo – cimento sem função estrutural – Análise dimensional, determinação da resistência à compressão e da absorção de água. Método de ensaio. Rio de Janeiro, RJ, 1994. 2p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 15270-1: Componentes cerâmicos Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação – Terminologia e requisitos. Rio de Janeiro, RJ, 2005, 15p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 15270-3: Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural e de vedação. Método de ensaio. Rio de Janeiro, RJ, 2005, 27p.

BETSUYAKU, Renato Yochio. Construção de Ecotijolos com adição de areia Diatomácea. Volta Redonda: UniFOA, 2015.

BETSUYAKU, Renato Yochio. Construção de Ecotijolos com adição de areia Diatomácea. Volta Redonda: UniFOA, p. 24, 2015.

BETSUYAKU, Renato Yochio. Construção de Ecotijolos com adição de areia Diatomácea. Volta Redonda: UniFOA, p. 27, 2015.

BETSUYAKU, Renato Yochio. Construção de Ecotijolos com adição de areia Diatomácea. Volta Redonda: UniFOA, p. 31, 2015.

BITENCOURT, Diógenes. Ensaio de Materiais. Disponível em: . Acesso em: 13 de nov. 2017.

CESÁRIO, Diva de Mello Camila. Drywall: técnicas construtivas. Itajaí, RJ: Univali, 2014.

CONSTRUÇÃO CIVIL E ENGENHARIA. Casa Verde. Disponível em: .Acesso em: 7 de dez. 2017.

ECO PRODUÇÃO. Tijolo: Ecológico/ Modular. p.5 Disponível em: . Acesso em: 28 de mar. 2017.

ECO PRODUÇÃO. Tijolo: Ecológico/ Modular. p.15 Disponível em: . Acesso em: 28 de mar. 2017.

ECO PRODUÇÃO. Tijolo: Ecológico/ Modular. p.17 Disponível em: . Acesso em: 28 de mar. 2017.

FARIA, Caroline. Construção Sustentável. Disponível em: . Acesso em : 22 de nov. 2017.

KAWA, Luciene. Química, Meio ambiente e Edificações: a construção civil e a degradação. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2015.

MAIA, Julio E. P. Sena. Estudo do Desempenho Térmico de Tijolos Confeccionados com Cargas de Materiais Alternativos para utilização em Eco Construções. Palestra realizada na Décima Jornada da Iniciação Científica (X Jornic), no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) , em 22 de outrubro de 2015, campus Volta Redonda.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Construções Sustentáveis. Disponível em:. Acesso em 13 nov. 2017.

NOVAS TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS. Disponível em: . Acesso em 28 mar. 2017.

PINTEREST. Construindo e Ampliando com Tijolo Solo-Cimento / Ecológico. Disponível em: . Acesso em : 7 de dez. 2017.

RIBEIRO, Nelson P.; BRAGA, Márcia. Técnicas Construtivas Tradicionais das Alvenarias no Brasil. Rio de Janeiro, p. 53-84, 2003.

ROUTH, Caroline das Graças; GARCIAS, C. Mello. Construção civil e a Degradação Ambiental. Disponível em: . Acesso em: 22 de nov. 2017.

TECHLINE. Termômetro digital infravermelho modelo TL-612. Disponível em: . Acesso em: 25 de out. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Edu. Tec.